Saúde Mulher | leiomioma uterino

candidiase1

Conhecido popularmente por mioma ou fibroma, o Leiomioma uterino é um tumor benigno1 composto basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero e pode alterar o formato do órgão à medida que se desenvolve.  A causa do Leiomioma uterino é desconhecida.

O que se sabe é que a progesterona e o estrogênio influenciam o seu desenvolvimento. Tanto que com a chegada da menopausa, e a queda na produção de hormônios estrogênios, o Leiomioma uterino costuma encolher e até desaparecer. Durante a gravidez, ao contrário, sua tendência é aumentar. Os fatores de risco são a idade, histórico familiar, origem étnica e obesidade.

Muitas pessoas possuem os seguintes sintomas:

  • Irregularidades menstruais,
  • Sangramentos leves fora do periodo menstrual,
  • Infertilidade,
  • Dor durante o ato sexual,
  • Dor na pélvis,
  • Inchaço e dores no abdômen.

Apesar disso, a maioria dos LeiomiomaS uterino não apresentam sintomas.

Esses sintomas também podem ocorrer:

  • Sintomas semelhantes aos de infecção urinária e/ou
  • Problemas intestinais também podem surgir;
  • Aumento do volume do abdômen
  • Dificuldade para engravidar ou
  • Abortos espontâneos.

Ao indício de qualquer um desses sintomas procure ajuda médica para orientações e o diagnóstico correto.

Diagnóstico

O diagnóstico do Leiomioma uterino pode ser feito pelo histórico da paciente e pelo exame físico realizado pelo ginecologista (toque vaginal) durante uma consulta de rotina. Mesmo que o ginecologista tenha percebido o aumento do útero da mulher – sintoma que indica a presença do Leiomioma uterino – o diagnóstico só poderá ser confirmado pelos exames de imagem, como:

  • Ultrassom
  • Histeroscopia
  • Ressonância magnética

Principais dicas para evitar o Leiomioma uterino

  • Procure manter o seu peso de forma saudável com exercícios físicos (a gordura libera mais estrogênio no corpo o que facilita o surgimento do Leiomioma uterino ),
  • Evite fumar,
  • Beba com moderação e
  • Consulte seu ginecologista regularmente, pois em suas consultas de rotina, muitos casos de miomas podem ser diagnosticados.

Segundo estudos, apenas 0,5% dos Leiomiomas uterino são malignos. A única forma de eliminar esse tipo é por meio da retirada completa do útero.

Dica para auxiliar no tratamento da Leiomioma uterino

Beba 3 xícaras durante o dia de Chá de Framboesa Vermelha (Rubus idaeus) – por conter vitaminas e minerais diferentes, ajuda no fortalecimento e tonificação do útero, como o ferro, potássio, fósforo, vitamina A, C, E e do complexo B.

Receita básica do chá da folha de Framboesa Vermelha
Para preparar uma xícara de chá com as folhas soltas, basta seguir os procedimentos a seguir:

1) Ferva a água e despeje-a na xícara;
2) Espere um minuto e, em seguida, adicione duas colheres das folhas no saco de chá reutilizável ou no infusor de chá;
3) Deixe mergulhado na água quente pelo período de 10 minutos;
4) Retire o saquinho de chá e adoce de acordo com a sua preferência.

Contraindicações

Algumas pessoas relataram efeitos laxantes e diuréticos do chá de Framboesa Vermelha. Se você está tomando outros medicamentos para ansiedade ou dormir, fale com um profissional médico antes de adicionar este chá à sua dieta diária, pois pode haver complicações. Caso esteja grávida, consulte seu médico antes  tomar o chá de Framboesa Vermelha é sempre importante seguir a orientação médica.


1. É o tumor benigno mais frequente do aparelho genital feminino.

Fontes

Balch, J. F., & Stengler, M. (2004). Prescription for natural cures: a self-care guide for treating health problems with natural remedies, including diet and nutrition, nutritional supplements, bodywork, and more. Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons.

Duarte G. Doenças benignas do corpo uterino. In: Halbe HW, editor. Tratado de Ginecologia. 2ª ed. São Paulo: Roca; 1993. p.1073-95.

M. David, T. Kröncke: Uterine Fibroid Embolisation – Potential Impact on Fertility and Pregnancy Outcome. In: Geburtshilfe Frauenheilkd 2013; 73, S. 247-255.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1031170X99800087

http://www.bulkherbstore.com/Red-Raspberry-Leaf-Cut-Organic


O conteúdo deste Blog é elaborado pelas autoras e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas muitas são Imagens pessoais ou retiradas do Pinterest ou buscadores de Imagem (todas com seus devidos créditos).

Devido a questões pessoais, este é um Post Programado, e seus comentários serão respondidos assim que possível.