Argila Vermelha | Sugestões para o uso

argila vermelhapost.jpg

Uma das argilas mais eficazes disponíveis para os sofredores de acne é a Argila Vermelha. Seus diversos talentos não passam despercebidos, pois com o uso regular,  é uma das melhores argilas para livrar a pele de cravos, hidratar, tonificar a pele, reequilibrar uma pele seca e escamosa, acalma a pele. , auxilia a prevenir o envelhecimento da pele. É uma argila rica em minerais e oferece uma ação de limpeza profunda. 

A Argila Vermelha vem sido utilizada nos últimos 1400 anos como um sabão, shampoo e condicionador de pele. Seu uso na história como uma argila cosmética pode ser rastreado de volta à Roma antiga e ao Egito, onde foi extremamente usada pela nobreza para tonificar e enriquecer a pele. Extremamente suave ao toque, suas qualidades altamente absorventes e exfoliantes tornam este argila uma queridinha entre os Spas cinco estrelas da atualidade. 

A Argila, é um material natural com origem das rochas sedimentares, de granulação fina, que ao longo de muitos anos e com auxílio climático se dissolve, recolhendo metais e elementos da terra, formando a argila. Constituída por minerais como: manganês, alumínio, níquel, magnésio, cálcio, ferro, sílica, sódio, zinco, cobre, potássio e selênio, estimulam a ação de trocas calóricas, líquidas e iônicas exercidas pelos elétrons livres existentes nestes minerais, contendo também filossilicatos que são hidrofílicos, oferecendo plasticidade às argilas.

 Sugestões para o uso

Não use utensílios de metal ao misturar, porque isso compromete a eficácia da argila. (Eu uso materia de porcelana tanto o local em que será feita a mistura e também a colher utilizada).

1. Máscara facial de limpeza com efeito anti-envelhecimento

Misture 3 colheres de chá da argila vermelha com 4 colheres de chá de água de rosas orgânica, misture bem até formar uma pasta uniforme. Aplicar no rosto  e no pescoço limpos, e deixe agir durante 15 minutos. Enxágüe o rosto com água morna para retirar a argila.

2. Banho Estimulante da Circulação

Coloque um punhado de argila vermelha na sua água do banho e adicione aproximadamente 50 ml de hidrolato de hortelã-pimenta à mistura. Massageie seu corpo (evite a área dos olhos).  isso estimulará a circulação e lhe dará uma experiência de bem-estar única. ( hortelã-pimenta é contra-indicado na gravidez e na amamentação, pois pode passar para o leite materno, podendo alterar o cheiro e o sabor do leite, prejudicando a amamentação. / Hortelã-pimenta não deve ser usado em bebes e crianças com menos de 6 anos de idade e e a doentes com dispepsias hipersecretoras, em tratamento homeopático,  pessoas com problemas cardíacos. em doenças intestinais graves e doenças neurológicas ex. epilépticos.).

3. Limpeza da Pele

Misture a argila vermelha com água morna até formar uma pasta uniforme. Aplique a pasta na pele do rosto bem limpa e deixe-a ficar de 15 a 20 minutos. Quando seco, enxaguar com água morna. Use a máscara 1-2 por mês para uma pele radiante e remineralizada. É aconselhável aplicar um creme hidratante na pele após a limpeza.

4. Máscara Facial Calmante

Misture 3 colheres de chá da argila vermelha com 2 colheres de chá de água de rosas orgânica,  ½ colher de chá de óleo de jojoba (você poderá precisar de menos, então vá adicionando aos poucos), 1 gota de óleo essencial de lavanda e misture até formar uma pasta uniforme.  Aplique a pasta na pele do rosto bem limpa e deixe agir durante 20 minutos.  Enxágüe o rosto com água morna para retirar a argila. 

5. Banho para auxiliar no tratamento da Acne Corporal

Misture de 2 xícaras de argila vermelha em um frasco e despeje bastante água até cobrir a argila por algumas centímetros,  misture bem até que a argila dissolva completamente. Encha a banheira na temperatura desejada e adicione a mistura com a argila vermelha, e enxágue a jarra da mistura sob a água corrente para que você não desperdice nada. Caso deseje, poderá adicionar seu óleo essencial preferido.   Submergir o máximo possível do seu corpo, por pelo menos 15-20 minutos.

Atenção

Argila Vermelha é contraindicado a pessoas com inflamações, febre, hipertensão ou que estejam com muito stress pois esta cor irá aumentar o fluxo sanguíneo e do calor , e recomendado não utilizar todos com muita frequência pois pode levar ao esgotamento da energia vital .

Fontes:

Bown, D. The Royal Horticultural Society – Encyclopedia of Herbs & Their Uses, London, Dorling Kindersley, 1995
C. Viseras, C. Aguzzi, P. Cerezo, A. Lopez-Galindo. Uses of clay minerals in semisolid health care and therapeutic products. Appl. Clay Sci.,2007.
HUARD, L. A argila ao serviço do corpo. Portugal: Europa- America, 2007
SOUZA, V. M.; JUNIOR, D. A. Ativos Dermatológicos. Vol I a IV. São Paulo, 2009.
Veniale, F. Atti Convegno “Argille Curative”. Salice Terme (PV), 1996
VILA Y CAMPANYA, M. Manual de geoterapia aplicada. Organización Panamericana de la Salud. Organización Mundial de la Salud. Programa Nacional de Medicina Complementária. Peru. Textos completos, 2000. Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/texcom/manualesMEC/geoterapia/geoterapia.html>. Acesso em: 31 mai. 2017

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore comentando.


Termo de responsabilidade
Este post não estabelece, nem pretende estabelecer uma relação médico-paciente com nenhum usuário. Não substitui o aconselhamento profissional, e nem uma avaliação pessoal com seu médico. Ele não fornece uma declaração definitiva sobre o assunto abordado. Consulte seu médico ou profissional de saúde.

As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.