Rosácea

aktiv-gegen_rosacea_ursachen_1_2_2

A rosácea não é apenas uma vermelhidão leve no rosto como muitas pessoas insistem em falar, a rosácea é uma dermatose inflamatória crônica observada principalmente na pele do rosto, sendo mais frequente nas mulheres, caracterizada por graus variados de vermelhidão, eritema, telangiectasias, edema, pápulas, pústulas, fimas e lesões oculares.

Esta doença de pele, também conhecida por couperose (numa vertente apenas vascular e inicial), manifesta-se através de vermelhidão e pequenos derrames nas bochechas, nariz, testa e queixo. Trata-se de uma inflamação nao contagiosa na pele e Sua etiologia e patogenia ainda não se conhecem com exatidão. Observaram-se numerosas causas indutoras da doença e/ou contribuintes para suas manifestações clínicas, mas poucas foram comprovadas.

Inicialmente, a  pele começa por ficar rosada – a princípio transitória, mas que depois se torna persistente –,  e depois progressivamente mais avermelhada com vasos sanguíneos dilatados,  muitas vezes seguidos de pápulas e papulopústulas, lesões avermelhadas que parecem espinhas, daí a denominação acne rosácea, pela semelhança com a acne.  Já em casos mais graves, podem atingir áreas extensas da face, com inflamação e edema da pele, formando placas avermelhadas e nódulos. Em alguns pacientes podem até ocorrer alterações oculares inflamatórias, como conjuntivite ou inflamação da córnea, pálpebra e íris.

Esta vermelhidão pode ser desencadeada por fatores externos como mudanças de temperatura, certos alimentos e bebidas ou stress. Tanto os homens como as mulheres podem ter rosácea, embora seja mais frequente nas mulheres. No entanto, os homens apresentam formas mais graves da doença.

O seu aparecimento é comum por volta dos 30 ou 40 anos, alcançando o seu auge aos 40 ou 50 anos.  Não existe ao certo uma causa isolada ao aparecimento da rosácea, mais se sabe de elementos que pioram o quadro (sabe-se que o parasita Demodex folliculorum, presente nos folículos pilosebáceos, parece estar envolvido com a doença apenas de forma oportunista. Predisposição pessoal e alterações gastrointestinais também podem ter participação na causa da doença. Normalmente os problemas de pele em geral apontam um problema digestivo e a rosacea não é exceção.

Existem vários subtipos de rosácea e como tal, vários tipos de tratamentos possíveis para esta patologia o mais correto é que se procure um profissional de saúde de sua confianca para que seja feito o diagostico correto do seu caso (se for o caso).

Mas, enquanto o “Seu Doutor” não chega, vamos ter algumas dicas que irao te ajudar a controlar o problema, (só que a consulta ao profissional de saúde é INDISPENSÀVEL viu). De antemao, de acordo com minha própria dermatologista, não há tratamento curativo para a rosácea e sim controle.

Cuide de sua alimentação

Se tiver rosácea é muito provavel que seu aparelho digestivo nao esteja processando adequadamente os alimentos. Evite alguns alimentos podem desencadear reações de vermelhidão facial, nomeadamente:

  • Refeições picantes;
  • Refeições quentes pesadas;
  • Gorduras Saturadas;
  • Produtos lácteos, como o iogurte e o chocolate;
  • Determinados citrinos e 
  • Alimentos com alto teor de histamina, incluindo alguns queijos, beringela, espinafres, vinagre e molho de soja.

Invista em:

  • Sucos de vegetais;
  • Inclua uma boa quantidade de fibras;
  • Busque alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como  levedura de cerveja,castanhas e abacate (por exemplo);
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos, como  por exemplo ,  semente e óleo de linhaça e sementes oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanhas e pistache.

Observe que as alergias alimentares podem imitar os sintomas da rosácea ou agravar o problema.

Uma boa idéia é  manter um diário de alimentação para ajudar a determinar quais alimentos /bebidas desencadeiam vermilhidao ou provocam manchas no rosto.

Pratique exercicios Fisicos com moderação

Uma boa transpiração é essencial para uma vida saudável, mas o exercício físico intenso pode levar a um sobreaquecimento, desencadeando reações de vermelhidão facial. Procure realizar caminhadas ao ar livre,  de preferencia pela parte da manhã logo cedo ou ao entardecer, quando o sol já não está muito forte. E não se esqueça de beber bastantes líquidos.

muito Cuidado com a exposição ao sol

Este é, sem dúvida o fator desencadeador mais comum de manchas no rosto e da vermelhidão. Procure sempre usar protetor solar com um fator de proteção solar igual e superior a 30. Lembre-se de proteger a pele do vento com um chapéu, viseira ou lenço.

Tente controlar suas EMOções

Infelizmente falar é fácil, mas tente ao máximo Porém só o fato de ter de lidar com as manchas no rosto e todos os sinais visíveis de vermelhidão facial pode desencadear mais rubor e mais estresse em nossa vida.

Procure praticar técnicas simples de controle do stress (como por exemplo, meditação, exercicios de respiração) durante o dia.  Uma boa dica é usar um aromatizador de ambientes com algumas poucas gotas de óleo essencial de lavanda para relaxar.

Uma boa massagem, ou melhor ainda uma drenagem linfática manual que auxilia na remoção das toxinas, melhora o fluxo circulatório e linfático, alivia o eritema e o edema. Descanse bastante e, se os sintomas da vermelhidão facial continuarem a incomodar, fale com seu médico imediatamente!

Massagem facial

Massagear o nariz, as áreas malares e fronte, todas as noites com um lubrificante pode ser benéfico em caso de edemas persistentes (massagem de Sobye). No entanto, não existem estudos controlados a este respeito. O objetivo deste procedimento é a aceleração da drenagem linfática, com a consequente redução do eritema.

Evite Cosméticos

A manipulação da pele e os produtos faciais só tendem a piorar o quadro, já que a pele com tendência ao aparecimento de rosácea e de manchas em geral é normalmente sensível, pelo que deve utilizar com moderação produtos que contenham álcool ou perfume. Além disso, evite bases pesadas que exijam que esfregue bastante para as remover.

Não use produtos formulados para o tratamento de acne, uma vez que estes são, frequentemente, demasiado agressivos. Limpe suavemente com produtos «isentos de álcool ou perfume» e seque o rosto com uma toalha de algodão macia. Os cosméticos mais indicados nesses casos são os que contêm princípios ativos calmantes, antiedematosos, antieritematosos.

A formulação não deverá possuir ativos vasodilatadores, e devem possuir ativos que melhorem a hidratação da pele e a barreira cutânea, ativos antioxidantes, e que contribuam com a reposição do manto hidrolipídico.

Peça ao seu dermatologista sugestões mais adequadas para o seu tipo de pele em particular.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore comentando.


Termo de responsabilidade

Este post não estabelece, nem pretende estabelecer uma relação médico-paciente com nenhum usuário. Não substitui o aconselhamento profissional, e nem uma avaliação pessoal com seu médico. Ele não fornece uma declaração definitiva sobre o assunto abordado. Consulte seu médico ou profissional de saúde.

As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.


Fontes de pesquisa

Compartilhe conosco sua Idéia